sexta-feira, 18 de março de 2011

Você se considera uma pessoa altamente produtiva?

Olá!
Você é uma pessoa que têm uma capacidade de produzir um trabalho de alta qualidade de forma consistente e contínua? Você se utiliza de estratégias específicas para este fim?. Se você respondeu sim para a primeira pergunta, provávelmente você também respondeu de forma afirmativa para a segunda. Se este não for o seu caso, como você poderia descobrir práticas que te possibilitasse alcançar esta condição?
Últimamente tenho pensado muito sobre as minhas práticas pessoais de produtividade. Na verdade é um assunto que me intriga há muitos anos. Eu estou me referindo especialmente às questões de produtividade que envolvem os profissionais que trabalham com base no conhecimento, o que o mestre americano de administração, Peter Drucker denominou de "knowledge worker". A pergunta que eu me faço é: Quais são os fatores que influenciam a produtividade deste profissional?
Em tese nós somos todos donos dos mesmos 24 horas. Até agora não foi possível uma pessoa criar um clone de si mesma para poder realmente "dobrar sua produtividade". Como se explica então que algumas, poucas pessoas consigam realizar bem mais nestas 24 horas e a partir de um corpo só, do que outras? Imagina o impacto que teria no nosso trabalho se pudessemos realmente compreender as estratégicas de uso do corpo, da mente e das emoções que trazem o nível mais avançado de produtividade. Imagina o que você poderia alcançar na sua vida profissional e pessoal se descobrisse e utilizasse estas estratégias. Que tipo de pessoa você seria e se tornaria?
Como mencionei acima, pessoalmente acredito que haja vários aspectos envolvidos nesta questão. E não acredito que as respostas sejam necessáriamente as mesmas para todos. No entanto, como somos todos humanos deve haver pontos em comum e maneiras de aprender uns com os outros. 
Penso que a produtividade pessoal seja influenciado por aspectos que provêm tanto de como utilizamos o nosso corpo físico, da nossa habilidade em lidar com as nossas emoções e de aspectos ligados a forma que direcionamos o nosso pensamento e da nossa maneira de utilizar a nossa capacidade mental.
Nas próximas semanas pretendo desenvolver aquí uma "ruminação" sobre este tema.  Quero pensar específicamente sobre como nós podemos nos tornar mais produtivos para poder, não somente realizar as nossas ambições profissionais, mas fazê-lo de forma tão eficaz que não sejamos tentados a negligenciar nossa vida pessoal e familiar.
Hoje vou começar abordando o que eu penso que seja um dos fundamentos para uma produtividade excepcional. O cuidado que temos com a nossa principal ferramenta, o nosso corpo físico, certamente influencia o que podemos realizar. As vezes pode ser difícil perceber que mesmo que não sejamos atletas ou realizamos um trabalho que tenha uma relação direta com o físico, o bem-estar do nosso corpo físico determina onde estão nossos limites e possibilidades de realização.
Todos nós sabemos que precisamos nos exercitar, nos alimentar de forma saudável e reservar tempo suficiente para dormir e para nos renovar. Mas como isto anda na prática? Como fazer com que isto entre de fato no nosso dia-a-dia? 
Eu vou compartilhar algumas coisas que tenho adotado e que têm me dado bons resultados.

1. Beber 1/2 litro de água logo que acordo e ao longo do dia repor com vários copos de água.

2. Ter intervalos há cada hora de trabalho. Levantar da cadeira, caminhar, alongar, beber mais água, respirar fundo, olhar para fora em busca de um contato visual com a natureza.

3. Não exagerar no almoço. Comer uma refeição leve que não vai me dar sono nas próximas horas. A maior parte do prato preencho com saladas, verduras, uma parte menor com um carbohidrato integral, como arroz ou macarrão integral e uma sexta parte (ou menos) um pedaço de peixe, frango ou carne, enfim, algo que contenha proteína. (Isso é apenas minha prática pessoal, cada um precisa consultar o especialista de sua escolha.) Depois de algumas horas, antes da fome bater novamente, procuro ingerir uma fruta.


O que você faz para ter certeza de que seus níveis de energia estejam consistentemente altos? Deixe um comentário aquí.
 

2 comentários:

  1. Olá Anna!

    Tento ser mais produtiva a cada dia, mas creio que preciso me policiar em relação á saúde física (porque nunca consigo iniciar aquela bendita caminhada, se todos têm 24h, por que não consigo tirar 30m que seja para iniciá-la??) Faço várias coisas mas ainda acho que preciso melhorar em relação ao bom aproveitamento do tempo. Minha família é minha prioridade e embora eu tente cuidar de mim também, como aprendi no curso, percebo que as necessidades das filhas são mais urgentes e acabo negligenciando um pouco as minhas próprias.

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriana!
    Para você poder dar o melhor para sua família você precisa estar bem, certo? Quando você vai decidir ter os 30 min para sua caminhada?
    Dica: De manhã parece que temos mais "força de vontade" ;)
    Abraços,
    Anna

    ResponderExcluir