segunda-feira, 21 de março de 2011

Produtividade para quem tem um escritório em casa

Olá!
Eu encontrei este post interessante Oito dicas para quem trabalha em casa no site da revista PEGN.
Me proponho a acrescentar mais 8 dicas sobre como aumentar a produtividade quando se trabalha a partir de um escritório em casa.
Eu tenho trabalhado de um escritório em casa ou de um escritório numa área residencial há 5 anos (durante um tempo alugamos um apartamento pequeno em frente da nossa residência para servir de escritório tanto para mim quanto para meu marido advogado).  Meu trabalho envolvia fazer pesquisas, estudos, preparar palestras e treinamentos e elaborar material escrito para um projeto social que desenvolvo para apoiar mulheres por meio de um curso de qualidade de vida (Curso Saber Viver).
Agora estou iniciando uma jornada de empreendedor e estou ampliando minhas atividades para incluir o coaching. Esta também é uma atividade que é totalmente adaptável para quem quer trabalhar de casa.

Bom, vamos às dicas:

1. Monte um espaço de trabalho agradável
Um escritório em casa não precisa ter mesas de plástico e arquivos de metal. Este espaço é primeiramente seu e precisa ser convidativo para você poder entrar de cabeça no seu trabalho mais focado e criativo. Tem quem goste de trabalhar perto de uma janela. Para mim isto é uma distração. Eu tenho um quadro grande de avisos na frente de minha mesa onde coloco tanto citações que me inspiram como a minha grade de horários (onde entra também as informações a respeito das atividades e responsabilidades dos meus filhos), listas de coisas a completar e esquemas de rotinas e outras coisas que quero ter à vista.
Mesmo quando inicialmente minha mesa de trabalho ficou no meio da sala eu sempre procurei dar algum tipo de limite físico ao meu espaço de trabalho. Ter tudo bem organizado e ao alcançe da mão torna muitas coisas mais fáceis.

2. Estabeleça um horário de trabalho
Eu sou por natureza uma coruja e as vezes me pego passando de meia-noite com algum projeto ou estudo. Mas em geral acredito que seja importante para minha sanidade e para a vida em família que meus horários sejam previsíveis. Meus filhos também ficam mais tranquilos de que terão minha atenção, eventualmente, quando sabem que temos uma hora marcada para ler juntos ou para verificar o trabalho de casa.

3.Cuidado com as atividades que não te levam mais perto do seu objetivo

É muito fácil entrar no internet para verificar o e-mail e sair 3 horas mais tarde sem nada para mostrar em nosso favor. Mas isso é uma cilada perigosa quando têm prazos a cumprir. A primeira coisa a fazer é ter certeza que seu software de e-mail não te avise quando chega um e-mail novo. O segundo passo é estabelecer no máximo dois horários durante o dia em que você verifica e-mail. Esta dica aprendi com o Timothy Ferriss no livro "Trabalhe 4 horas por semana". Existem vários softwares que podem ajudar quem tem dificuldade em deixar de se perder no oceano virtual e pode também ser utilizado para limitar o tempo de uso do computador pelos filhos. Um é Sentry PC mas existem vários.

4. Agrupe atividades parecidas
Em vez de aceitar marcar atendimentos à clientes ou reuniões em qualquer horário durante a semana, determine blocos de tempo para atividades como marketing da sua empresa ou serviços.Certas atividades exigem blocos de tempo de trabalho concentrado para realmente render bem. Nestas horas, se possível, nem atenda o telefone.

5. Estabeleça sistemas para todas as tarefas recorrentes na sua atividade.
O que eu quero dizer é, definir uma forma ótima de se realizar uma atividade. Esta descrição pode ser uma simples lista de verificação ou pode utilizar métodos bem mais complexos com a utilização de softwares específicos. O importante é ir modificando este procedimento até que você tenha em mãos uma ferramente realmente eficaz. Assim você nunca mais vai esquecer de perguntar pelo telefone de um cliente em potencial.

6. Peça e aceite ajuda
Basicamente, se você seria mandado embora se fizesse um certo tipo de serviço em outra empresa então você não deve fazê-lo na sua também. O seu tempo não deve ser ocupado por atividades que não são rentáveis e que não são o que você faz melhor. O investimento vai se pagar mais a frente, tenha certeza. Pare de gastar horas fazendo o design do seu material de marketing ou tentando entender como fazer uma tecnologia funcionar (a não ser que seja essa a sua especialidade). Procure alguêm que vai fazer isso melhor e mais rápido do que você e focalize nas atividades em que você é brilhante. Claro que sempre vai ter um certo número de tarefas que são chatinhas mas precisam ser feitas e pode ser que você escolha fazê-las. No entanto, procure não perder tempo, paciência e energia com coisas que você não domina.

7.Separe tempo para lazer e família.
Tenha pelo menos um dia na semana em que seja proibido trabalhar. Tire férias. Tenha horários diáriamente dedicados à sua vida pessoal e familiar. Se não você pode muito bem acabar riquissimo em termos financeiros e um pobre coitado em matéria de relacionamentos familiares, amizades, vida pessoal e saúde. O seu trabalho sofre também quando você se deixa levar pelo pensamento "eu só vou terminar mais esse assunto, depois eu desligo". Para ter bons resultados você precisa ter uma cabeça "fresca", estar descansado e de bem com a vida. Até mesmo os clientes vão perceber se você está exausto e não vai passar a boa imágem que você deseja.

8. Contribue, cresça e collabore
Muitas vezes sinto falta de uma interação mais frequente com outras pessoas. Como tenho filhos pequenos, sair após o horário de trabalho nem sempre funciona tão bem. Quando isto ocorre, em geral é para uma atividade deles ou um compromisso em família. O que eu procuro fazer é participar de cursos para ampliar e aperfeiçoar as minhas habilidades, interagir com outros por e-mail e por telefone (na área das mídias sociais eu ainda estou numa fase inicial de aprendizado). Uma meta minha é iniciar um grupo virtual ou presencial de empreendedores ou profissionais autônomos onde possamos nos apoiar mútuamente, trocar idéias e dar feedback (se tiver interesse, me avise). Uma outra idéia é participar de forma voluntária para beneficiar uma ONG que trabalhe em favor de alguma causa que seja importante para você. Conheça por exemplo o trabalho de The Cherie Blair Foundation que apoia mulheres em paises na Asia e Africa a iniciarem um pequeno negócio. É possível se oferecer para ser um mentor para uma destas mulheres. Enfim, encontre a sua maneira de contribuir e você verá que é algo que não só traz uma satisfação enorme mas também resulta em aprendizado e maturidade para você.

Espero que alguma destas dicas tenha sido útil para você. Deixe um comentário dizendo qual é o seu maior desafio em trabalhar de um escritório em casa ou por conta própria.
Se gostaria de trabalhar mais nestas áreas e entrar numa parceria para atingir os seus objetivos, entre em contato pelo e-mail: annakorkmanlopes@gmail.com para marcar uma sessão gratuita para verificar como o atendimento com coaching pode te apoiar em alcançar as suas metas.
Um abraço!
Anna

3 comentários:

  1. Boa tarde!
    Estou desempregada a mais de um ano e com isso estou pensando em trabalhar em casa mas como moro em apartamento e nem sempre é possível qualquer tipo de atividade resolvi perguntar se você pode me ajudar informando alguma coisa para fazer já que possuo um quarto livre com o meu computador e impressora disponíveis. Nos dias de hoje muitos oferecem trabalhos que dão dinheiro mas nem sempre é aquilo que prometem e estou a procura de algo que seja realmente verdadeiro. Agradeço pela atenção e fico no aguardo de uma resposta através do meu email marisaap@itelefonica.com.br

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. BOA NOITE.
    JÁ PARTICIPEI DE VARIOS MMN E NÃO VI RESULTADO EM NENHUM. SE EXISTE ALGUMA EMPRESA SERIA QUE NÃO COBRE PRA COMEÇAR, POR FAVOR ME INDIQUEM.OBG. robson_cgpb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Gostei do seu artigo, são dicas interessantes e inteligentes para quem quer começar a trabalhar em casa. Espero em breve começar o meu home office, pois ele já está montado e equipado, no momento estou atendendo clientes em part-time mas é complicado isso porque acabo fazendo dupla jornada e não me dedico com atenção a nenhuma coisa e não sobra tempo para as minhas atividades favoritas depois do trabalho como correr e andar de bicicleta. Gostei das suas dicas e logo estarei full-time no meu negócio.

    Sou designer e quando quiser acesse meu site!

    www.andrecrevilaro.com.br

    Até mais!

    ResponderExcluir