Neste blog eu quero compartilhar as minhas reflexões e aprendizados relacionados aos tópicos que fazem o meu coração acelerar. Nascida e criada na Finlândia, eu estou desde 1993 no Brasil e neste tempo tenho me envolvido com projetos sociais, inicialmente trabalhando com crianças de rua e abrigos para crianças e atualmente com um curso de qualidade de vida para mulheres que criei, chamado Curso Saber Viver através da organização OIKOS (www.clickfamilia.org.br).
Sou psicóloga, terapeuta de casal e família e coach. Estou em processo de ampliar minha área de atuação para poder ter a oportunidade de inspirar e catalisar mudanças numa cooperação com pessoas que assumem a responsabilidade sobre suas vidas e estão prontos para fazer o que for necessário para criar as mudanças que desejam (ah, é isto que é chamado de coaching). Sou também casada e mãe de três filhos.
Hoje quero compartilhar alguns pensamentos sobre como criar espaço na nossa vida para que mudanças possam acontecer. Eu gosto muito desta citação:
“Quando eu quero ler um romance, eu escrevo um.”
Benjamin Disraeli
Isto me inspira a decidir por criar uma solução para os meus desafios. Frequentemente nós convivemos passivamente com pequenas (ou grandes) coisas no dia-a-dia que nos incomodam. Podemos nos sentir assim porque aquele assunto é um lembrete de algo que precisamos terminar, as vezes por sentirmos que é uma porta para o caos na nossa vida ou, pior ainda, uma prova de que não somos capazes de dar conta do que assumimos. Uma mesa de trabalho desorganizado ou uma cesta de roupa para dobrar podem minar a nossa autoconfiança. Quando deixamos estas pequenas coisas acumular pouco a pouco passamos a ter a sensação de ter poucos resultados dos nossos esforços.Vou te apresentar 3 passos para você reassumir o controle do seu ambiente e da sua tranqüilidade:
1) Capture os mosquitos mentais. Todos os pensamentos de coisas a terminar, contatos a fazer e todos os detalhes que estão zunindo na sua cabeça precisam sair da sua cabeça e serem capturados no papel. Anote tudo.
2) Despedace os grandes em pedaços menores. Não tenha projetos inteiros como itens na sua lista, apenas tarefas. Eu adoro poder marcar os itens concluídos da minha lista de afazeres e quero poder fazer isso frequentemente durante meu dia. Para que isso seja possível preciso dividir as minhas metas maiores em pequenos passos. Assim eu não fico assustada com o tamanho da tarefa e tentada a procrastinar.
3) Determine a ordem de marchar. Agora organize por ordem de prioridade de forma que os mais importantes e urgentes sejam colocados no topo da sua lista. Determine uma data para a conclusão de cada item. Agora você tem um plano de ação! Cada vez que você completar uma pequena tarefa da sua lista você sabe que está avançando e resolvendo os assuntos mais importantes e liberando espaço mental para poder dedicar mais tempo e energia para as suas metas maiores.
Desafio: Vamos concluir o ano de 2010 em grande estilo, deixando para trás tudo que nos atrapalha, preocupa e impede de viver da forma que realmente desejamos? Compartilhe os seus pensamentos deixando um comentário!
Beijos, Anna
Querida Anna,
ResponderExcluiradorei seu blog!!!
achei suas 3 dicas muito úteis, simples mas eficazes.
vou tentar colocar em prática; tô cheia de mosquitos mentais!!!
bjs grandes e sucesso, voce merece tudo de bom que o Criador pode nos proporcionar.
Cristina Werner
Olá amada!!
ResponderExcluirQue bom, o mundo não poderia esconder por muito tempo esta enciclopédia do saber... que bom que resolveu "sair da caverna". Tenho certeza que serei a primeira de milhão de seguidores... que este blog venha a acrescentar à blogosfera ideias bem interessantes e práticas para o dia-a-dia e para a vida.
Beijos e parabéns!
De sua aluna e amiga,
Adriana Mattoso
Querida Anna, que alegria poder "beber" de sua fonte por mais este canal!
ResponderExcluirCom certeza será útil para muitas pessoas. Prossiga e parabéns! Que Deus continue abençoando e usando sua vida.
Bjs, com carinho,
Alcyone Mari