terça-feira, 5 de abril de 2011

O terceiro dos obstáculos emocionais à produtividade: O Conflito Interno


Nas últimas duas postagens eu abordei dois obstáculos emocionais que podem afetar a nossa produtividade: a dúvida e o medo. Compartilhei algumas dicas para lidar com estes. Nesta postagem vamos abordar o terceiro obstáculo emocional que frequêntemente impede a nossa produtividade ou torna os nossos resultados insatisfatórios. Se pudermos aprender como eliminar estes três obstáculos estaremos colocando uma base excelente para construir uma produtividade ímpar.

Você se vê envolvido com um trabalho, que por um lado satisfaz as suas necessidades mas por outro cria insatisfações, ou mesmo uma sensação desconfortável de que algo está errado? Por um lado você declara que deseja avançar nesta direção, mas quando chega a hora do "vamos ver" você não toma as atitudes que fariam você se mover ao encontro da sua meta? Se essa é a sensação que você tem, você pode estar passado por um conflito interno.

O conflito interno é uma situação em que você está diante de dois ou mais fatores internos que te influenciam mas que não cooperam entre si. Vamos ver alguns exemplos disso.

Digamos que você esteja trabalhando como vendedor de um produto. Você gosta do contato com as pessoas, aprecia o resultado financeiro do seu trabalho, mas ao mesmo tempo você não tem certeza absoluta que o produto realmente é capaz de cumprir o que promete. Essa insegurança quanto à qualidade do produto faz você sentir-se desconfortável internamente por estar promovendo este produto, já que isso não é coerente com os seus valores pessoais de agir de forma a criar valor para as pessoas.

Como outro exemplo, vamos imaginar que você esteja iniciando uma empresa. Você decide trabalhar á partir de um escritório em casa já que tem filhos pequenos e quer ter mais flexibilidade para atender às necessidades deles quando for preciso. Após um período inicial de implantação e um trabalho bem-sucedido de marketing a sua empresa começa a receber mais e mais pedidos para atender clientes, o que gera mais horas de trabalho para você. Você estica o seu horário de trabalho e vira fim-de-semana atendendo aos clientes. Os seus filhos se queixam da sua ausência. Um dia quando o telefone toca você se percebe pensando: “Tomara que não seja outro cliente!”.

Você pode ter experimentado outro tipo de situação similar a estes. Um conflito interno onde os seus objetivos profissionais te impulsionam numa direção e os seus valores pessoais na direção oposta. Esses são obstáculos poderosos, não somente para você ter conquistas profissionais, mas mesmo à sua felicidade e bem-estar pessoal.

Para poder combinar o sucesso profissional com uma vida pessoal altamente satisfatória é necessário que um ingrediente decisivo esteja presente.  
Este ingrediente é a Integridade.
Neste contexto vou definir integridade, conforme aprendi com Eben Pagan, como ter congruência entre 3 níveis de nossa vida :
1.      Valores e crenças, o que nós pensamos e acreditamos
2.      Palavras e promessas, o nosso discurso
3.      Ações e Comportamentos, o que fazemos
Sem esse alinhamento entre os três não teremos uma estrutura firme para poder construir uma vida de paz e realização. Se os três não estiverem de acordo, tudo que tentaremos fazer será fadado a estagnar ou ficar bem aquém das expectativas.

Para evitar isso e construir algo sólido e verdadeiramente produtivo precisamos nos certificar que os três níveis estejam perfeitamente alinhados.
Vamos ver alguns passos para alinhar os três níveis:
1.      Precisamos identificar os nossos valores e nosso propósito de vida. Na minha própria vida e no trabalho de coaching com clientes tenho visto como obter clareza nestes tópicos é crucial para depois poder deslanchar na vida profissional. Quando podemos reconhecer o que é importante para nós e definir o que dará a direção na nossa vida, nós temos condições de tomar decisões corajosas e entrar em ação.

2.      Na Bíblia existe uma passagem que diz que nosso sim deve ser sim e nosso não, não. Eu interpreto isso como sendo uma questão de ter responsabilidade pelas nossas palavras. Vamos rever as promessas que fazemos à nós mesmos e à outros. Quando alguém pede a sua ajuda ou participação: peça para poder dar uma resposta mais tarde. Tire um tempo para avaliar se esta atividade realmente apóia os seus valores e o seu propósito e se você pode assumir mais uma tarefa sem prejudicar os seus outros compromissos. Se achar que não, comunique isso à pessoa. Você pode dizer: O que você está fazendo realmente é importante e fiquei feliz pelo convite, mas vejo que não tenho como aceitá-lo devido a outros compromissos.

3.      Quando os nossos valores e nosso comportamento estão em dissonância, infelizmente, é mais provável que mudamos nossas crenças para acomodar o comportamento do que mudarmos nosso comportamento para ser coerente com os nossos valores. Para poder reverter esta situação será necessário aceitar que inicialmente vamos encontrar resistência.
Para desaprender um comportamento precisamos substituí-lo por outro. E precisamos tomar a decisão de incluir este novo comportamento todos os dias até que se torne um hábito. Para ter certeza de que vamos agir conforme o plano, podemos estabelecer alguma consequência caso não o cumprimos.  

Digamos que você esteja querendo iniciar um pequeno empreendimento,  mas nunca encontra tempo para fazê-lo e desculpas de sobra para fazer nada. Após checar se esta intenção é apoiada pelos seus valores e propósito, tome uma decisão quanto ao que você precisa fazer diariamente para dar início ao seu empreendimento. Digamos que você decide dedicar a sua primeira hora produtiva do dia as tarefas relacionadas a este. Em seguida compartilhe com um amigo ou com seu coach profissional a sua meta e combine de enviar um e-mail para ele ou ela cada dia assim que você completar a sua hora de trabalho pelo empreendimento.  Para ter certeza de que fará isso, comprometa-se a “pagar um preço” caso não cumprir o tratado. Pode ser um almoço que você pagará ao amigo ou pode ser uma contribuição que você fará em favor do time de futebol que é o maior rival do seu time. Este truque eu também aprendi com Eben Pagan. Enfim, a idéia é colocar-se numa situação em que você não tem escolha a não ser fazer o que precisa ser feito.

Se você gostaria de compartilhar o que você precisa fazer e como vai fazer para ter certeza que cumprirá a sua meta, deixe um comentário aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário